1 de novembro de 2009

Lenda da Ermida de S. Pedro



Esta lenda conta que, há muitos anos, em Sobral da adiça, os seus habitantes morriam de peste.
Nesse tempo, ainda não existiam carros por isso, os que sofriam de peste eram transportados em carroças, até há, Ermida de São Pedro, sendo ai abandonados e entregues há sua sorte.
Numa casa dessa Aldeia, um pai agonizava na cama. Este homem tinha dois filhos. Assim que soube o seu filho mais velho, temendo pela própria vida apreçou-se a preparar a carroça com o burrico e sem demoras, entrou na casa dos pais, foi buscar o seu pai há cama, deitou-o na carroça e foi buscar dois cobertores.Ao longo da viagem, disse ao pai para não se preocupar com a casa nem com o Horto que ele ajudaria a mãe a tratar de tudo e a criar o seu irmão mais novo, ele já era um homem e tinha apreendido tudo com o pai, etc.... o seu pai nada lhe respondeu, ao longo de toda a viagem.
Quando chegaram há ermida, o filho saio da carroça e colocou o seu pai a um canto da ermida dando-lhe os dois cobertores, nesse instante o pai perguntou-lhe porquê dois, ele respondeu que estava muito frio há noite. O pai olhou para ele devolveu-lhe um dos cobertores e disse-lhe para o guardar, talvez ainda precisa-se dele quando ele para ali também fosse.
Diz-se que na hora da sua morte, o homem transformou-se em nuvem branca voltando há aldeia e derrotando a peste, salvando assim os seus habitantes.