18 de abril de 2012

Tomilho - Thymus vulgaris









O tomilho é uma planta subarbustiva, de textura semi-lenhosa, típica da vegetação mediterrânea.
No verão surgem numerosas flores arroxeadas e pequenas, muito atrativas para as abelhas. Há um grande número de variedades de tomilho, com aromas diferenciados, as suas folhas pequenas podem ser utilizadas frescas ou desidratadas no tempero de carnes em geral, sopas, pizzas e molhos a base de tomate ou queijo.
A sua folhagem de textura delicada e floração abundante,  torna esta planta interessante no jardim, onde pode ser aproveitada como bordadura em caminhos ou em densos maciços. Encaixa-se perfeitamente em jardins de estilo italiano e jardins rochosos.
No campo medicinal o Tomilho está indicado para: Diarréias, verminoses, disenteria, cansaço, infecções, afecções da pele, afecções respiratórias, reumatismo.
Esta planta tem propriedasdes: Anti-espasmódica, anti-hemíntica, anti-séptica, digestiva, estimulante, cicatrizante, espectorante, afrodisíaca, anti-reumática.
As partes usadas do tomilho são: Folhas, ramos e flores.

Curiosidades: Os antigos gregos e romanos acreditavam que a planta os encorajava e motivava, e ramos de tomilho eram utilizados nos banhos e vestimentas dos guerreiros antes das batalhas.
Também é utilizada por entusiastas da arte do Bonsai, adquirindo o aspecto de minúscula árvore rapidamente.


Conheça mais ervas aromáticas do blog -»  ERVAS AROMÁTICAS



Frederica Rodrigues - Para vender, comprar ou arrendar em Portugal