Castelo de Mértola, é um Castelo de arquitectura românica e gótica, com torres quadrangulares, a torre de menagem, com cerca de 30 metros de altura, tem ainda mais duas torres está sobre a encosta mais alcantilada e no centro da praça de armas existe uma cisterna coberta por uma abóbada em berço.
Das portas medievais, somente se conserva a da Misericórdia, sobre o rio Guadiana. A antiga alcáçova, assim como troços importantes da muralha que envolvia a população, ainda se mantêm conservados.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEga8e1k3RbgDPFIlWGN6BaMHjGkxryW7Neaf921ULEefNhXSVrYbWc2_3uFmiR68RR_MsY47EO8hB4_uT6cWxEw3JRNYARr3TnBStN5oYRVQ6RuVBt2_v30ZiWJn1N4yLPBv_mItat-5gs/s320/castelo-de-mertola.jpg)
Já em meados do século XX, as ruínas do Castelo de Mértola foram classificadas como Monumento Nacional, tendo beneficiado de obras de reparação e actualmente Torre de Menagem é uma área de exposição dos achados arqueológicos da época romana, visigótica, islâmica e portuguesa até ao século XVIII.