23 de dezembro de 2012

Receita de Bolo de Ananás de Natal





3 ovos; 125 g. de açucar;
125 g. de margarina;
125 g. de farinha;
rodelas de ananás (uma lata pequena),
mais açucar para cobrir o fundo do tabuleiro.

Num tabuleiro pequeno cobre-se o fundo com açucar, coloca-se o tabuleiro em cima do fogão com a chama no mínimo e vai-se voltando o tabuleiro até o açucar estar todo caramelizado (não deixe queimar, não pode deixar o tabuleiro sózinho ao lume, tem que virar de um lado para o outro, senão queima-se e depois amarga) deve ficar amarelinho. Enquanto o açucar caramelizado arrefece no tabuleiro, bata a massa do bolo: batem-se as gemas com a margarina, junta-se o açucar, a farinha e depois as claras em batidas em castelo. Depois do bolo amassado, pega no tabuleiro que entretanto já arrefeceu; no fundo tem o caramelo e à volta vai untá-lo de margarina, depois pega nas rodelas de ananás e coloca-as no fundo do tabuleiro sobre o caramelo (rodelas inteiras ou cortadas ao meio, disponha-as como gostar). Depois pega na massa do bolo e deita sobre as rodelas de ananás, com uma espátula espalha pelo tabuleiro todo e alisa para o bolo ficar todo com a mesma altura. Vai ao forno moderado, cerca de 45 minutos, veja com um palito se está cozido. Desenforme sobre uma travessa que tenha o tamanho do tabuleiro, onde colocou um prato de papel com naperon, de bolo rectangular. Quando o bolo desenforma, fica com a parte do ananás virada para cima. É um bolo bom e muito apresentável.



Receita de Peru de Natal ( Esta receita foi enviada pela Dona Rosa Torrado - Beja )





1 peru limpo com cerca de 3 kg
5 salsichas frescas
400 g de cebolinhas
300 g de cogumelos frescos
4 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de margarina
2 dl de vinho branco
2 laranjas
2 limões
Sal e pimenta q.b.
Fio de cozinha

Num recipiente grande, coloque água fria suficiente para cobrir o peru, tempere-a com sal grosso, junte as laranjas e os limões cortados em rodelas, misture bem, mergulhe o peru e deixe marinar de um dia para o outro.
No dia, ligue o forno a 180 graus. Escorra o peru, ate-lhe as patas com fio de cozinha, coloque-o num tabuleiro, barre-o com a margarina, junte o vinho e algumas rodelas de limão e laranja da marinada. Leve ao forno e deixe assar durante 1 hora e 45 minutos, regando de vez em quando com o molho do tabuleiro.
Descasque as cebolinhas. Lave os cogumelos e corte-os ao meio. Tempere ligeiramente as salsichas com sal e pimenta. Leve ao lume uma frigideira com 1 colheres (sopa) do azeite, junte os cogumelos e deixe-os cozinhar até que toda a água evapore e fiquem bem douradinhos. Tempere de sal e reserve. Junte, à frigideira, mais 2 colheres (sopa) do azeite e as cebolinhas e deixe-as cozinhar até ficarem bem douradinhas. Retire-as e junte-as aos cogumelos. Finalmente, adicione o resto do azeite e as salsichas à frigideira e deixe-as cozinhar até ficarem bem douradinhas. Retire-as, corte-as em pedaços e junte-os aos cogumelos e às cebolinhas.
Retire o peru do forno e coloque-o num prato. Adicione um pouco do molho de assar o peru à mistura dos cogumelos, leve ao lume, deixe ferver e depois sirva a acompanhar o peru.


19 de dezembro de 2012

Rituais de Passagem de Ano - Porquê 12 passas?




Para esta superstição há muitas explicações.
1ª - Que cada passa simboliza um dos meses do ano;
- Que o nosso calendário é o solar, mas o lunar também é usado. Como tem menos 12 dias, no último mês acertavam-se as diferenças;
3ª- “Os dias acrescentavam-se a partir de 26. Logo, a noite de ano novo ficava no meio desses dias. Nas aldeias até se costumava dizer que esses 12 dias simbolizavam o clima que se ia sentir nos meses do ano seguinte,  se a 26 chovesse (o primeiro dos 12 dias), Janeiro ia ser um mês de chuvas e assim sucessivamente.”

O facto de se usar passas deve-se à popularidade do fruto nesta altura do ano e também nos  rituais antigos, as passas eram o substituto do vinho, o que acaba por ser uma referência a Cristo, mesmo que indirecta.”



Rituais de Passagem de Ano - Qual é a Cor Certa?




Roupa nova azul, vermelha, amarela… Qual é a cor certa?
As cores, deve ter sido uma importação que não se sabe muito bem de onde veio. As cuecas azuis são para dar sorte. Se vestir uma peça de roupa amarela é para resolver problemas económicos. O vermelho simboliza sucesso no amor e o branco é para quem procura a paz.




Rituais de Passagem de Ano - Brindar Com Alcool, Nunca Com Água ?



Mas por que é que é tão importante brindar com álcool? “Tem a ver com uma ideia muito arcaica de que o álcool traz vitalidade e saúde. Desde que o álcool foi descoberto que simboliza a vida. Uma renovação das forças. Sempre que se bebia as pessoas ficavam num estado de excitação e alegria muito grande. Logo quando brindamos temos de o fazer com o que dá vida – álcool”.



Cante ao Menino Junta Corais do Concelho de Ferreira do Alentejo





"Os vários grupos corais do concelho de Ferreira do Alentejo voltam a juntar-se para o habitual Cante ao Menino, no próximo dia 18 de dezembro, às 21h00. O evento a ter lugar no Salão de Festas de Figueira dos Cavaleiros promete momentos de muita harmonia."
In Museu Municipal de Ferreira do Alentejo



Museu Municipal de Ferreira do Alentejo Inaugurou Exposição Sobre Produção de Azeite

     


" "Ferreira 2000 anos a produzir azeite” é o tema da exposição temporária que está patente, no Museu Municipal de Ferreira do Alentejo.
A mostra faz uma retrospetiva da produção olivicola no concelho desde o período romano até aos nossos dias e pode ser visitada de terça a sexta-feira das 10h00 às 13h00 e entre as 15h00 e as 19h00 e aos sábados e domingos das 10h00 às 13h00."

In Museu Municipal de Ferreira do Alentejo



Rituais de Passagem de Ano - Saltar de Uma Cadeira Com o Pé Direito?




A superstição de saltar da cadeira com o pé direito no novo ano não tem uma origem precisa, mas é fácil entender a razão desta mania. “Subir para a cadeira acaba por simbolizar a passagem entre um dia e outro, um ano e outro. A pessoa coloca-se entre o céu e a terra e o salto com o pé direito é o mesmo que entrar com o pé direito na soleira da porta – significa boa sorte. Desde que se celebra a passagem do ano que se acredita que o que se faz nessa noite vai influenciar o resto do ano.


Rituais de Passagem de Ano - Mergulhar no Mar?




Os corajosos gostam de simbolizar a entrada no ano com um sacrifício digno dos Astecas, em pleno Janeiro entrar num mar gelado, com ondas é um teste à resistência a ideia de água e banho sempre simbolizou vida e passagem entre mundos. Não nos podemos esquecer que no século XIX, muitas pessoas só tomavam banho quando nasciam e morriam (o cadáver era lavado para o funeral), a água simbolizava a separação dos mundos.




15 de dezembro de 2012

Pesquisa de Ouro no Alentejo dá Resultados Positivos




" A Colt Resources, empresa mineira canadiana que continua a fazer pesquisas de ouro no Alentejo, na zona de Montemor-o-Novo, acaba de anunciar em comunicado que se confirma a existência de resultados positivos em seis sondagens geológicas realizadas na jazida aurífera de Monfurado.
"Foram identificadas mineralizações de ouro em vários locais da jazida, numa zona com um comprimento de 30 quilómetros", nota ainda a empresa no comunicado a que o Expresso teve acesso.
De acordo com Nikolas Perrault, CEO da Colt Resources, "o programa de sondagens em Monfurado foi concebido para aumentar o nosso conhecimento sobre a jazida que se encontra na concessão de Montemor. Finalizámos este programa e congratulamo-nos por verificar que cada perfuração atingiu a zona mineralizada"."
50 milhões de investimento e 100 empregos diretos
-oConforme confirmou ao Expresso uma fonte da empresa, ali não surgirá uma mina subterrânea, pois há ocorrências de ouro entre os 10 e os 70 metros de profundidade. Ou seja, será uma mina a céu aberto.
Na Colt Resources trabalham já 40 pessoas em permanência, fora os empregos indiretos induzidos pelas empreitadas. Mas quando amina abrir, o que implicará um investimento de €50 milhões, só a Colt irá criar perto de 100 empregos diretos. "

In Expresso



Receita de Rabanadas com Doce de Abóbora




8 fatias de pão cacete ou de forma, grossas
1 chávena de chá de doce de abóbora
3 dl de vinho tinto
Açúcar q.b.
Ovo batido q.b.
Óleo para fritar q.b.
Açúcar e canela para polvilhar

Corte as fatias de pão com espessura de 3 cm ou mais. Parta-as ao meio, pela diagonal, formando dois triângulos com cada uma. Com a ajuda de uma faca, abra-lhes uma cavidade pelo lado da base (parte em que foi partida). Com a ajuda de uma colher de café, recheie então as fatias de pão com o doce de abóbora, sem as rebentar.
Num tacho, aqueça o vinho e adoce a gosto, mergulhe nele as rabanadas, aconchegue-as, espremendo-as um pouco com as mãos. Passe-as por ovo batido.
Num recipiente, leve ao lume óleo e, quando bem quente, frite nele as rabanadas, de ambos os lados. Escorra-as sobre papel absorvente.
Transfira-as para uma travessa de serviço e polvilhe com açúcar e canela.


Receita de Perú de Natal




3 kg perú
1 cabeça de alho
1 ch. chá amendoim
1 c. sopa azeite
150 g bacon
1 cebola(s)
6 cravinho (cravo-da-índia)
rodela(s) de limão
70 g manteiga
60 g pão ralado
200 g perú
12 pimenta preta em grão
200 g carne de porco picada
150 g queijo emmenthal
1 ramo tomilho
q.b. sal e pimenta
q.b. sal e pimenta

No dia anterior prepare o peru inteiro: limpe-o de penas e miúdos e lave-o muito bem.
Coloque-o num recipiente com água abundante e junte bastantes rodelas de limões, 1 cabeça de alho esmagada, 6 cravinhos-da-índia, uma mão cheia de sal grosso e 12 grão de pimenta preta. Cubra com plástico aderente e deixe marinar no frigorífico de um dia para o outro.
No dia seguinte pique muito bem a cebola, 2 dentes de alho, o bacon, o tomilho e os amendoins.
Refogue a cebola, o alho e o bacon no azeite, até alourar. Retire do lume e acrescente a carne de porco picada, o tomilho picado, o queijo picado, os amendoins, o pão ralado e as raspas de limão, mexendo vigorosamente para que a mistura fique mais ou menos homogénea.
Recheie o peru com este preparado e coza a entrada do peru com agulha e fio culinário. Coloque a ave num tabuleiro de ir ao forno untado, pincele com manteiga derretida e leve ao forno a assar durante 3 horas, a 180º.


Receita de Arroz Doce de Natal




150 gr de arroz
1/4 litro de água
1 litro de leite
25 gr de manteiga
5 gemas de ovo
150 gr de açúcar
Canela q.b.

Leve o arroz ao lume em água e deixe ferver até a água desaparecer. Misture o leite e deixe cozer o arroz. Quando este estiver cozido, misture o açúcar, as gemas e a manteiga. Retire do lume sem deixar ferver. Distribua por pratinhos, taças ou um prato grande. Polvilhe com canela.



Receita de Bacalhau à Lagareiro ( Natal )





4 postas grossas de bacalhau (600g)
1 chávena de leite
4 dentes de alho, cortados em rodelas finas
sal e pimenta
sumo de 1 limão
2 ovos batidos
pão ralado para envolver
2 colheres de sopa de manteiga
1 3/4 chávena de azeite 

Limpe o bacalhau demolhado de peles e espinhas, corte em quadrados grandes, disponha numa travessa, regue com leite, tempere com alho em rodelas, sal ,pimenta e o sumo de limão e deixe de molho por duas horas.
Escorra os pedaços de bacalhau, reservando o leite, envolva-os nos ovos batidos e no pão ralado e disponha numa travessa refractária e sobreponha em cada pedaço uma nozinha de manteiga.
Regue com um pouco de azeite e com 2 colheres(sopa) do leite reservado e leve ao forno para assar, regando de vez em quando com o molho que se forma no fundo da travessa, até o bacalhau ficar bem dourado.
Retire do forno e sirva com Batatas a Murro e salada.


Palácio de Belém Mostra "tesouros" da Arte Sacra do Baixo Alentejo




" Quase 100 "tesouros" de arte sacra do Baixo Alentejo, muitos nunca antes mostrados ao público, compõem a exposição natalícia deste ano do Palácio de Belém, que será dedicada à devoção alentejana ao Deus Menino e inaugurada esta sexta-feira, 14.
   A mostra "E um Filho nos foi dado - Iconografia do Menino Deus no Alentejo", promovida pelo Museu da Presidência da República e pelo Departamento do Património Histórico e Artístico (DPHA) da Diocese de Beja, será inaugurada pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, às 18h30, e poderá ser apreciada até 14 de Janeiro de 2013.
   A exposição "dá primazia à vivência comunitária da devoção ao Deus Menino, sinal da identidade de uma região que se orgulha das suas tradições natalícias, mas propõe uma reflexão mais alargada em torno do diálogo da cultura com a religião", explica o comissário da exposição, José António Falcão.
   Segundo o DPHA, dirigido por José António Falcão, as quase 100 obras de arte da exposição, "tesouros artísticos" provenientes de museus, igrejas e colecções particulares, traçam "uma panorâmica da riqueza patrimonial do actual território da Diocese de Beja, a segunda mais vasta do país"."

In Correio do Alentejo


Receita de Cocktail de Camarão




500 g camarão(s)
4 c. sopa maionese
1 c. sopa ketchup
4 c. sopa natas batidas
1 c. sopa salsa picada
q.b. alface(s) cortada(s) em pedaços
q.b. paprika
1 c. café molho inglês
3 c. sopa conhaque

Descasque os camarões e reserve, depois de cozidos
Numa taça, coloque maionese e adicione o ketchup, o molho inglês, o conhaque e tempere com sal e pimenta. Por fim, misture cuidadosamente as natas batidas bem frias e os camarões. Envolva bem.
Distribua a alface por taças individuais e o cocktail de camarão por cima.
Polvilhe com a salsa picada e uma pitada de paprika. Sirva muito fresco.


Receita de Bolo de Iogurte e Maçã ( enviada por Dona Mimi - Beja )





300 g de farinha
300 g de açucar
6 ovos
1 maçã
1 iogurte com aroma de maçã
1 dl de oleo
2 colheres (cha) de fermento
1 colher (cha) de canela em po
Margarina para untar
Farinha para polvilhar 

Ligue o forno a 180ºC, barre uma forma com margarina e polvilhe-a com farinha. Descasque a maçã, corte-a ao meio, retire-lhe as pevides, corte-a em meias luas finas e polvilhe-as com a canela em po.
Numa tigela, bata as gemas com o açucar ate ficar uma mistura cremosa. Junte o oleo e o iogurte e bata mais um pouco.
Adicione depois a farinha e o fermento e bata bem. A parte, bata as claras em castelo e envolva-as delicadamente na mistura. Junte então a maçã e misture.
Deite o preparado anterior para a forma e leve ao forno durante 40 minutos. Verifique a cozedura com um palito, retire, deixe arrefecer um pouco, desenforme, deixe arrefecer totalmente e sirva decorado a gosto.  



Receita de Manjar dos Anjos de Natal




10 bolachas tipo Maria
250 gr de açúcar
1,5 dl de leite
6 gemas de ovo
10 dl de água

Num recipiente, leve ao lume a água e o açúcar, deixe ferver durante 3 minutos e retire. Aqueça o leite e desfaça nele as bolachas. Deite as bolachas no recipiente do açúcar. Leve ao lume só até levantar fervura, mexendo sempre para não pegar. Retirar do lume e deixe arrefecer. Coloque as gemas numa tigela e bata com um garfo. Junte as gemas, em fio, à mistura de açúcar e bolachas já feita, mexendo sempre. Leve ao lume até fervilhar, nunca parando de mexer. Deite numa travessa, deixe arrefecer e enfeite com canela.


Receita de Mousse de Chocolate com Amêndoas ( Natal )





6 ovos;
150 gr de açúcar em pó;
150 gr de chocolate em barra;
Raspa de 1 laranja (ou 1 colher de café);
50 gr de amêndoas em palitos

Derreter o chocolate em banho-maria, separar as claras das gemas, bater as claras juntando o açúcar aos poucos, até obter um merengue muito firme. Juntar as gemas ao chocolate mexendo rapidamente. Misturar as duas preparações cuidadosamente. Aromatizar com casca de laranja. Colocar a mousse em taças decorar com as amêndoas. Servir frio.



Receita de Filhós de Laranja ( Natal )




150 gr de açúcar baunilhado
500 gr de farinha de trigo
1 dl de banha derretida
1 laranja (raspa e sumo)
1 cálice de aguarfdente velha
Açúcar e canela q.b. (para polvilhar)

Adicionar o açúcar baunilhado à farinha e misturar bem. Colocar a mistura, em monte, sobre a bancada de trabalho e abrir um buraco no centro onde se vai deitar a banha, o sumo e a raspa da laranja e a aguardente. Amassar e trabalhar bem a massa e juntar um pouco de água morna, se necessário. Estender a massa com o auxílio de um rolo. Cortar quadrados da massa com o auxílio da carretilha. Fritar em óleo bem quente, até ficarem douradas e deitar simultaneamente colheradas de óleo sobre as filhós para empolarem. Escorrer sobre papel absorvente para libertarem o excesso de óleo. Polvilhar com o açúcar e a canela, enquanto estão quentes. Empratar as filhós em travessa e servir.


Receita de Sonhos de Natal





3 dl de leite;
1,5 dl de óleo;
1 casca de limão;
Uma pitada de sal fino;
250 gr de farinha;
6 ovos inteiros grandes;
Óleo para fritar;
Açúcar em pó para polvilhar.

Ferva o leite com o óleo, a casca de limão e o sal. De uma vez só adicione a farinha e, com uma colher de pau, misture até que a massa se descole do recipiente.
Depois de arrefecer, acrescente os ovos inteiros, um a um.
Mexa bem. Na frigideira, já com o óleo quente, coloque colheradas de massa, fritando de ambos os lados. Retire e escorra.
Antes de servir, polvilhe com açúcar em pó.


Rabanadas de Natal ( Enviada por Dona Mariana Pereira - Portalegre )





1 Pão de Kilo;
1 kg de açúcar;
1 pau de canela;
2 tiras de casca de limão;
1 colher de sopa de manteiga;
1 colher de sopa de mel;
Sal;
2 gemas;
2 cálices de vinho do Porto.

Corta-se o pão em fatias com um dedo de espessura.

Com 300 gr de açúcar, 2 dl de água, o pau de canela, as cascas de limão, a manteiga, o mel e uma pitada de sal, faz-se uma calda pouco espessa, a que se junta, fora do lume, 1 cálice de vinho do Porto e  deixa-se arrefecer.

Entretanto, batem-se as gemas num prato apenas para as ligar.

Numa frigideira pequena, cujo tamanho deve ser ligeiramente maior do que as fatias de pão depois de demolhadas, leva-se o restante açúcar ao lume com água e deixa-se ferver até se obter um ponto fraco (102 ºC no máximo).

Passam-se as fatias de pão pela a calda, depois pelas as gemas e introduzem-se na calda que está a ferver, como quem frita.

Cada rabanada é assim frita em calda de açúcar e uma de cada vez. À medida que vão fritando, colocam-se as rabanadas em travessas fundas ou taças.

Estando todas as rabanadas fritas, regam-se com a calda da fritura, a que se juntou 1 cálice de vinho do Porto.





RECEITA DE PERU DE NATAL À MODA DO ALENTEJO





Perú com cerca de 3,5 kg
1 laranja
1 limão
1 colher de sopa de banha
150 g de linguiça ou chouriço
1 colher de sopa de colorau
sal e pimenta q.b.
Para o recheio do papo (peito):
250 g de carne de porco
250 g de carne de vaca
1 cebola
100 g de toucinho entremeado
120 g de chouriço de carne
50 g de azeitonas pretas
1 colher de sopa de salsa picada
miolo de 1 pão
2 colheres de sopa de manteiga
raspas de limão
sal e pimenta q.b.

Recheio para o corpo (barriga):
4 batatas
2 colheres de sopa de manteiga
2 gemas
1 cebola média
50 g de azeitonas pretas
1 colher de sopa de salsa picada
miudos de perú
sal, pimenta e noz-moscada q.b.

De véspera, ponha o perú de molho com água, sal, rodelas de limão e laranja.
Para fazer o recheio do papo, pique a carne de vaca, a de porco e o chouriço. Junte o pão amolecido em água, as azeitonas picadas, a salsa picada e a cebola picada. Refogue em manteiga e tempere com sal, pimenta e raspas de limão.
Para o recheio do corpo, comece por cozer as batatas com a pele. Pele as batatas e passe-as pelo passe-vite. Junte uma colher de manteiga e as gemas. Faça um refogado com manteiga e cebola picada. Junte os miúdos picados e envolva a batata. Junte a salsa picada, as azeitonas picadas e tempere com sal, pimenta e noz-moscada.
Depois de prontos os recheios, recheie o perú e cosa ambas as aberturas com linha grossa. Barre o perú com uma papa feita com manteiga, toucinho, chouriço ou linguiça, colorau, sal e pimenta. Leve a assar em forno médio. Regue por diversas vezes com vinho branco e quando tiver molho suficiente, regue com o próprio molho do assado. Assim que o perú esteja dourado, retire-o do forno para constipar. Introduzir novamente no forno para acabar de cozinhar.



10 de dezembro de 2012

COMO FAZER ANJOS DE NATAL 4



Já a pensar como fazer decorações de Natal, bonitas, simples e baratas!

 

Para ver, aprender e fazer




COMO FAZER ANJOS DE NATAL 3



Já a pensar como fazer decorações de Natal, bonitas, simples e baratas!

 
Para ver, aprender e fazer





Receita de Arroz de Ervilhas Simples e Delicioso




1 chávena de arroz
2 chávenas de água
1 knorr de galinha
Ervilhas q.b.
Sal q.b.

Leve a água a ferver com o knorr lá dentro para se derreter.
Acrescente a chávena de arroz, tempere com sal e deixe cozinhar uns 5 minutos.
Por fim acrescente as ervilhas e deixe cozinhar até a água evaporar.



COMO FAZER ANJOS DE NATAL 2





Já a pensar como fazer decorações de Natal, bonitas, simples e baratas!


Para ver, aprender e fazer





PT Vai Fazer Medições do Sinal da TDT em Mértola




A Câmara Municipal de Mértola reuniu com o Conselho de Administração da Portugal Telecom e com colaboradores das áreas de redes/engenharia e da TDT- Televisão Digital Terrestre. Em cima da mesa estiveram os problemas ainda sentidos pela população do concelho na captação do sinal de Televisão.
Jorge Rosa, presidente da Câmara de Mértola, afirma que a PT disponibilizou-se para medir, no terreno, a intensidade do sinal da TDT e assim perceber se o problema está na qualidade do sinal ou nos equipamentos adquiridos pelas populações. Nas zonas em que é necessário um Kit para captação via satélite, a autarquia quer garantir que o mesmo é disponibilizado a preços vantajosos. O autarca pensa que os problemas poderão agora ficar resolvidos.

In Rádio Pax

I Concurso de vinhos cidade de Beja/ I Beja Wine Challenge




" O I concurso de vinhos cidade de Beja destinado exclusivamente aos produtores do Baixo Alentejo, terá lugar no próximo dia 12 de dezembro de 2012 (quarta-feira), na Pousada de São Francisco, em Beja. Esta iniciativa surge do trabalho que a  autarquia de Beja tem vindo a realizar em parceria e  estreita articulação com os produtores de vinho locais e é mais um excelente resultado do trabalho de  qualidade que temos realizado em conjunto. O I Concurso de vinhos promete ser um verdadeiro sucesso e contribuir para a contínua afirmação do vinho e da vinha como um sector estratégico de desenvolvimento e notoriedade da nossa região e  dos sectores agrícola e turístico.
Esta primeira edição, pretende constituir-se como uma referência anual no calendário nacional e internacional. O I CVCB terá um Júri profissional, presidido pelo Eng. Aníbal Coutinho, com provadores e compradores nacionais e estrangeiros, assim como Troféu FIJEV-VINIPAX para os "best of" de cada categoria e respectiva projeção internacional através da rede de centenas de jornalistas e escritores de vinhos filiados na FIJEV."

In Beja Digital






Como Fazer Anjos de Natal 1





Já a pensar como fazer decorações de Natal, bonitas, simples e baratas!

Para ver, aprender e fazer





Vila Nova da Baronia Recebe Bandeira Verde




 
" A Eco–Escola de Vila Nova da Baronia hasteou a sua Bandeira Verde, galardão atribuído no âmbito do Programa Eco-Escola referente ao ano letivo 2011/2012.
Esta atividade foi o culminar de um ano de trabalho em prol do ambiente.
O projeto Eco-Escolas continua a decorrer, uma vez que, no presente ano letivo, a inscrição no supracitado Programa foi renovada. "

In Beja Digital






Reforma Administrativa do Território Aprovada na Assembleia da República



 

" O Parlamento aprovou, na passada sexta-feira, na generalidade o projecto de lei da maioria PSD/CDS-PP para a reorganização administrativa das freguesias, com os votos contra de toda a oposição. O diploma teve os votos contra do PS, PCP, BE e PEV e os votos favoráveis apenas da maioria PSD/CDS-PP. Na bancada do PSD, o deputado eleito pelo círculo de Santarém Vasco Cunha e a deputada Andreia Neto, em conjunto com outros deputados eleitos pelo Porto, anunciaram a apresentação de declarações de voto. A deputada do PS Isabel Moreira apresentou também uma declaração de voto, tal como o deputado do CDS-PP Rui Barreto. O novo mapa prevê a redução de 1.165 freguesias das 4.259 actualmente existentes, sendo esta alteração a faceta mais polémica da reforma administrativa que o Governo iniciou em Setembro do ano passado. Recorde-se que, no âmbito da Reorganização Administrativa do Território, o concelho de Moura vai ficar apenas com 5 freguesia s. A decisão foi tomada pela Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território (UTRAT), que teve que intervir, após a Assembleia Municipal de Moura se ter pronunciado contra esta medida governamental. Santo Agostinho, São João Baptista e Santo Amador, passarão a ser apenas uma freguesia e que passará a ser designada por União de Freguesias de Moura e Santo Amador. Também Santo Aleixo irá ficar agregada com Safara, na União das Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração. "

In Rádio Planicie



6 de dezembro de 2012

O homem não morre ...





O homem não morre quando deixa de viver, mas sim quando deixa de amar.

Charles Chaplin


 


Um dia sem rir é ...





Um dia sem rir é um dia desperdiçado.

Charles Chaplin


 

Câmara de Mértola Reúne com Portugal Telecom





" A Câmara Municipal de Mértola está a interceder junto das diversas entidades que tutelam o acesso à TDT – Televisão Digital Terrestre, na tentativa de ultrapassar as dificuldades sentidas pelos munícipes em acederem às emissões televisivas em canal aberto.
O presidente do município reúne-se hoje com a Assessora do Conselho de Administração da Portugal Telecom e com colaboradores das áreas de redes/engenharia e da TDT.
A Câmara Municipal considera que “continua assim a pugnar junto da PT e doutras instâncias no sentido de conseguir a solução mais adequada e mais justa para que as populações possam continuar a ter a oportunidade de aceder a um serviço que no contexto actual é não só legítimo como essencial para o seu bem-estar”. "

In Rádio Pax



Museu de Vidigueira Inaugura a Exposição de Presépios





" A exposição de presépios "Nascimento de Cristo" é, hoje, inaugurada no Museu de Vidigueira. Na Casa do Arco, emVila de Frades, é inaugurada uma mostra de pintura e escultura do Grupo 9.
No concelho de Vidigueira, hoje, há a inauguração de duas exposições. O Museu Municipal recebe uma mostra de presépios intitulada “Nascimento de Cristo” da autoria de Manuel Carvalho.
Na Casa do Arco, em Vila de Frades, é possível apreciar uma exposição de pintura e escultura que reúne trabalhos do Gupo 9 constituído pelos artistas Chi Pardelinha, Florentina Resende, Hermínia Cândido, Manuel Carvalho, Manuela Carmo, Manuela Taxa, Maria João Cunha, Maria Rafael, Paulo Medeiros, Sérgio Reis e Silvestre Raposo. Estas exposições vão estar patentes ao público até ao dia 6 de Janeiro. "

In Rádio Voz da Planicie


 

Amareleja Tem Acesso Gratuito à Internet




" A Amareleja dispõe, a partir desta semana, de acesso gratuito à Internet. A Câmara Municipal de Moura instalou antenas wireless em vários locais daquela Freguesia.
Quem estiver nas imediações poderá aceder de forma simples e sem custos à Internet.
O município de Moura já havia instalado o mesmo serviço na sua delegação naquela localidade, assim como nos pólos da Biblioteca e Ludoteca Municipal.
Este novo serviço colocado à disposição dos habitantes de Amareleja vem na sequência da política da Câmara de Moura de “dotar o concelho de infraestruturas e equipamentos que contribuam para a melhoria das condições de vida das pessoas”. "

In Rádio Pax


5 de dezembro de 2012

Receita de Migas Doces ( Natal )





12 ovos
18 colheres de sopa de açúcar
125 g de miolo de noz
canela q.b

Misturam-se os ovos com o açúcar e batem-se ligeiramente. Deita-se a mistura num tacho e leva-se a lume brando até começar a engrossar. Retira-se o preparado do lume e mexe-se um pouco mais. Deita-se na travessa.
Parte-se o miolo de noz, esfregando-o entre as mãos, e junta-se ao doce.
Serve-se polvilhado com canela.



Receita de Sonhos de Cenoura ( Natal )




30 g de fermento de padeiro
0,5 dl de leite
250 g de farinha
500 g de cenoura cozida
sal, óleo, açúcar e canela q.b.
 
Comece por dissolver o fermento em leite morno. Adicione a farinha, depois a cenoura, previamente feita em puré. Tempere com uma pitada de sal, amasse bem e tape com um pano. Coloque em local aquecido e deixe levedar. Em seguida, com uma colher retire pedaços de massa e ponha fritar em óleo quente, virando-os de vez em quando. Retire com uma escumadeira e deixe a escorrer em papel absorvente. Passe-os por açúcar e canela enquanto estiverem mornos.

PODERÁ GOSTAR AINDA DE: 
  















Frederica Rodrigues - Para vender, comprar ou arrendar em Portugal