3 de maio de 2012

Alecrim (Rosmarinus officinalis)





O alecrim é um arbusto comum na região do Mediterrâneo, preferencialmente em solos de origem calcária é um arbusto muito ramificado, sempre verde, com hastes lenhosas, folhas pequenas e finas, opostas, lanceoladas. A parte inferior das folhas é de cor verde acinzentada, enquanto a que superior é verde brilhante. As flores são de cor azul ou esbranquiçada. Floresce quase todo o ano e não necessita de cuidados especiais nos jardins.
Toda a planta exala um aroma forte e agradável. Utilizada com fins culinários, medicinais e religiosos, a sua essência também é utilizada em perfumaria.
Devido ao seu aroma característico, os romanos designavam-no como rosmarinus, que em latim significa orvalho do mar.
A sua flor é muita apreciada pelas abelhas produzindo assim um mel de extrema qualidade.
Na culinária  O Alecrim é utilizado  fresco (preferencialmente ) ou seco, na preparação de aves, caça, carne de porco, salsichas, linguiças e batatas assadas, pode ainda ser utilizado em sopas e molhos.
A medicina popular a flor do Alecrim, é utilizado como um estimulante no combate a febres intermitentes e debilidade.
O alecrim é ainda um relaxante muscular, ativador da memória e que fortalece os músculos do coração. Os Cientistas dizem, que ramos de alecrim deveriam ser dependurados em áreas onde as crianças fazem as tarefas escolares, para um melhor funcionamento da memória.

Conheça mais ervas aromáticas do blog -»  ERVAS AROMÁTICAS




Frederica Rodrigues - Para vender, comprar ou arrendar em Portugal