7 de setembro de 2012

Comunicado - Consumo de água em Vila Nova de S. Bento





" Caros Munícipes,

Na sequência dos vários casos de pneumonia na freguesia de Vila Nova de São Bento, situação acompanhadade perto pela Câmara Municipal, temvindo a ser posto em prática o procedimento habitual no sentido de dar resposta às preocupações dos munícipes. Assim, e neste contexto,a Autoridade de Saúde, procedeu à recolha de amostras de água para análise.

Os resultados analíticos não comprometem o consumo da água da rede.

No entanto, a Autoridade de Saúde recomenda três medidas de carater preventivo e de boas práticas de utilização, a ter em conta o nível da manutenção e prevenção da colonização das redes prediais por bactérias. Este procedimento deverá ser realizado nas periodicidades definidas, podendo no entanto, ser revisto:

 1. Proceder semanalmente, à purga de toda a rede predial e respetivos órgãos e equipamentos (termoacumulador, esquentador, depósitos, etc.), com a abertura de todas as válvulas e torneiras, pelo período de 10 minutos, de forma a garantir a circulação da água e evitar a sua estagnação;

2. Rejeitar diariamente ou em cada utilização, a primeira água dos chuveiros, por um período não inferior a 2 minutos;

3. Proceder mensalmente à submersão dos chuveiros em solução clorada (lixívia) por um período não inferior a 24 horas.

As regras de boas práticas devem-se aplicar a todos os sistemas de abastecimento e não apenas ao sistema de Vila Nova de São Bento.

A atualização dos resultados das análises entretanto efetuadas irão sendo divulgados à medida que estejam disponíveis no sítio da Autarquia, em www.cm-serpa.pt.

Mais se informa que tanto a Câmara Municipal de Serpa como as Águas Públicas do Alentejo, entidades gestoras em baixa e alta, respetivamente, cumprem os planos de controlo de qualidade da água, de acordo com o Dec. Lei nº 306/2007 de 27 de agosto, assegurando a qualidade química e microbiológica da água no concelho.

Realça-se o empenho das entidades intervenientes, Câmara Municipal de Serpa, Águas Públicas do Alentejo e Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo no acompanhamento e resolução desta questão. "

In Beja Digital





Frederica Rodrigues - Para vender, comprar ou arrendar em Portugal