5 de setembro de 2012

Número "anormal" de Casos de Pneumonia em Serpa





" Vinte e dois casos de pneumonia foram diagnosticados nos últimos dois meses na freguesia alentejana de Vila Nova de São Bento (Serpa), a maioria em julho, um número considerado "anormal" pela autoridade local de saúde.
"O pico maior deu-se em julho", quando foram diagnosticadas 16 pneumonias, disse hoje à Agência Lusa a delegada de Saúde de Beja, Felicidade Ortega.
Segundo a também coordenadora da Unidade de Saúde Pública de Beja, "houve uma diminuição clara do número de casos em agosto", quando foram diagnosticadas seis pneumonias, as duas últimas na passada sexta-feira.
Não se trata de "um surto de pneumonia", mas "pode-se falar de um número exagerado e anormal de casos e maior do que o esperado para uma população tão pequena e em pleno verão", explicou.
"Não existe uma característica própria" entre os doentes - de várias idades e de ambos os sexos, a maioria tratada sem internamento - e "é natural" que os casos diagnosticados tenham tido origem em "vários micro-organismos", disse.
Segundo a médica, "dificilmente" se ficará a saber qual o agente na origem da maioria dos casos, já que, na altura dos diagnósticos, não foram feitas as análises necessárias, porque "não é habitual" serem feitas.
"A pessoa tem uma infeção respiratória, é tratada e, muitas vezes, não sabemos o agente" que provoca a doença e, para obter essa informação, "é preciso pesquisar", explicou.
A Unidade de Saúde Pública de Beja foi alertada para o número "exagerado" de casos no início de agosto e, desde então, começou "a procurar vários agentes" causadores.
"A partir de agora, vai haver uma atenção redobrada com todos os casos que vierem a ser diagnosticados" e "irão ser pesquisados os micro-organismos", disse, rejeitando "alarmismos". "
 

IN Diario de Noticias Portugal

Mais informação
AQUI «-



Frederica Rodrigues - Para vender, comprar ou arrendar em Portugal