26 de setembro de 2012

Projecto ASAS esteve Em Safara



" O Projecto ASAS – Aldeias Sustentáveis e Activas entrou definitivamente na sua fase decisiva e de implementação no terreno, com a realização das primeiras sessões descentralizadas e actividades de intercâmbio de experiências.
Nos passados dias 4 e 5 de Setembro, foram realizadas iniciativas nas aldeias de Querença (concelho de Loulé) e Safara (concelho de Moura), respectivamente. Foram dois dias de contacto com a realidade destas duas comunidades, de troca de experiências e aprendizagens, em que marcaram presença dezenas de pessoas, entre as quais membros das comunidades, actores locais e representantes do poder autárquico e do associativismo local.
A sessão em Querença debruçou-se essencialmente sobre o projecto que recentemente trouxe a esta aldeia um conjunto de jovens licenciados em diferentes áreas, que dinamizaram a economia e a sociedade local. Em Safara, a atenção esteve dedicada à experiência do Centro Social e Comunitário, que há cerca de duas décadas presta serviços essenciais à comunidade. Cumpriu-se, desta forma, o objectivo de tomar contacto com estas práticas e recolher contributos para a elaboração do Programa Mínimo de Revitalização de Aldeia.
Nestes dias realizou-se ainda uma actividade de intercâmbio, que proporcionou a troca de experiências entre as duas aldeias, nomeadamente através da presença de agentes envolvidos em práticas relevantes para estas comunidades.
Aproveitamos para agradecer a participação de todas as pessoas presentes nestas iniciativas e, em particular, a colaboração dos responsáveis do Projecto Querença e do Centro Social e Comunitário de Safara, a quem devemos boa parte da responsabilidade pelo sucesso das iniciativas."

In ANIMAR




Frederica Rodrigues - Para vender, comprar ou arrendar em Portugal