26 de setembro de 2012

Sismo de 3.7 sentido em Ourique



" Um sismo de 3.7 na escala de Richter foi sentido na segunda-feira à noite em Ourique, no Alentejo, informa o portal do Instituto de Meteorologia (IM), não havendo registo de danos pessoais ou materiais.
Pelas 22h52 de segunda-feira foi registado um sismo de magnitude 3.7, “cujo epicentro se localizou a cerca de 14 quilómetros a Oeste-Sudoeste de Ourique”.
Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja disse à agência Lusa que o tremor de terra foi sentido sobretudo pelas populações de Castro Verde e de Ourique, no Baixo Alentejo, sem registo de qualquer dano pessoal ou material.
Também fontes dos bombeiros de Castro Verde e de Ourique confirmaram à Lusa que o abalo causou algum susto na população e que o estrondo foi grande: “O estrondo foi enorme. As pessoas ficaram apavoradas”, relatou fonte dos bombeiros de Castro Verde.
O presidente da Câmara Municipal de Ourique, Pedro do Carmo, confirmou à Lusa que foi sentido um “pequeno sismo” pela população, adiantando não haver registo de qualquer dano material.
O IM, por seu lado, refere que, segundo informação recolhida até ao momento, o sismo não provocou danos pessoais ou materiais e “foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) nas regiões de Odemira e Ourique”.
De acordo com o IM, o nível IV da escala de Mercalli modificada significa que o abalo “foi sentido no interior das casas por muitas pessoas e por muito poucas fora de casa”, que “poucas pessoas são acordadas” e que “as janelas, portas e pratos chocalham”. "

In Público





Frederica Rodrigues - Para vender, comprar ou arrendar em Portugal