2 de outubro de 2012

Ministra da Agricultura Assunção Cristas Inaugurou Lagar e Foi Recebida Por Manifestantes...



 

" A ministra da Agricultura inaugurou hoje de manhã, um novo lagar, e à entrada da propriedade agrícola do concelho alentejano de Serpa onde esteve Assunção Cristas estiveram também manifestantes, com cartazes e faixas negras e gritando palavras de ordem contra o Governo. Os participantes no protesto, representantes de sindicatos, movimentos e freguesias do distrito de Beja, esperaram pela ministra junto à estrada de acesso à Herdade Maria da Guarda.
A estes juntaram-se depois os funcionários da empresa alentejana RTS, que produz pré-fabricados em cimento, aproveitando a deslocação da ministra a Serpa para protestarem contra alegados salários e subsídios em atraso, o que consideram "insustentável".
Recorde-se que a ministra da Agricultura, Assunção Cristas, inaugurou nesta manhã de 2ª feira, o novo Lagar da Herdade Maria da Guarda, no concelho de Serpa. Está assim concluído o projecto da Casa Agrícola Cortez de Lobão, num investimento global de 14 milhões de euros, ou seja, o maior investimento privado alguma vez feito em Portugal.
Este novo lagar, com uma capacidade de moagem para 250 toneladas de azeitonas por dia, permite a Portugal produzir 120 mil toneladas de azeite por ano.
A Herdade Maria da Guarda, actualmente com 575 hectares, tem 1,1 milhões de árvores de oliveira e uma capacidade produtiva extremamente competitiva.
Cortez de Lobão, proprietário da Herdade Maria da Guarda, afirma que este é o culminar de um projecto que começou em 2006 e que transformou uma herdade de sequeiro em regadio.
Ainda segundo Cortez de Lobão, a água de Alqueva foi determinante para o sucesso deste projecto, caso contrário nunca poderia alcançar a dimensão que tem actualmente.
Em Junho de 2011, as exportações da Herdade Maria da Guarda representavam cerca de 75% do azeite vendido, produzindo e vendendo a granel em larga escala, sobretudo para Itália, Espanha, EUA e Brasil.
A Sociedade Agrícola Herdade Maria da Guarda criou recentemente uma marca própria, o azeite “Lagaretta”, um nome que remonta para a história da Herdade, designadamente para a existência de uma pedra lagaretta, de origem romana, na qual era fita a apanha da azeitona. O azeite Lagaretta situa-se na categoria dos azeites virgens e é um produto premium, gourmet."

In Rádio Voz da Planicie



 

Frederica Rodrigues - Para vender, comprar ou arrendar em Portugal