11 de outubro de 2012

Moura Promove “Desfile de Protesto” Contra Extinção de Freguesias



" A Assembleia Municipal de Moura reúne-se hoje em sessão extraordinária, às 21 horas, no Centro Cultural de Santo Amador. A Assembleia vai pronunciar-se, de forma “inequívoca”, contra a extinção de freguesias que o Governo pretende impor ao arrepio da vontade popular, no âmbito da Reforma Administrativa.
A Câmara de Moura apresentou à Assembleia Municipal uma tomada de posição onde “rejeita ser cúmplice e promotora da liquidação de freguesias e entende que o concelho com as suas actuais freguesias está estabilizado e harmonizado em termos territoriais e administrativos, não carecendo de qualquer modificação”. Também as oito freguesias do concelho tomaram posição, nas respectivas juntas e assembleias, contra a liquidação/”agregação” de freguesias naquele concelho.
Para hoje, às 18 horas, está ainda agendado um “Desfile de Protesto” entre Moura e Santo Amador, com passagem pelo Sobral da Adiça, Santo Aleixo da Restauração e Safara.
O presidente da Assembleia Municipal de Moura refere que a marcha resulta da “unanimidade de todos os órgãos autárquicos concelhios em rejeitar a proposta de reorganização administrativa, que, segundo o mesmo, no caso de Moura, iria resultar na extinção de três das oito freguesias existentes”. José Gonçalo Valente afirma que os eleitos vão deixar a decisão da extinção de freguesias “para quem define os critérios”, ficando estes como os “carrascos da democracia”. "

In Rádio Pax




Frederica Rodrigues - Para vender, comprar ou arrendar em Portugal