3 de outubro de 2012

Vestígios Arqueológicos Descobertos Em Beja





" Em Beja, as obras nas Portas de Mértola e nas traseiras do Tribunal colocaram a descoberto vestígios arqueológicos, que precisam de ser identificados e datados. Pulido Valente não sabe ainda, se "os trabalhos arqueológicos vão condicionar a concretização das obras nas Portas de Mértola até ao final do ano". No caso das traseiras do Tribunal, as obras são da responsabilidade da EMAS e "os prazos não são tão apertados" afirmou também o presidente da Câmara de Beja.
No decorrer desta semana, as obras que estão a ser feitas nas Portas de Mértola, em Beja, colocaram a descoberto uma grande estrutura constituída por arcos em tijolo e grandes muros de pedra que podem corresponder a uma estrutura romana.
Em declarações à Voz da Planície, Jorge Pulido Valente avançou que “a fiscalização está a aguardar o relatório da arqueologia, para depois avaliar a situação e comunicar sugestões ao dono da obra”. Acrescentou que espera ter esse documento “nas mãos até ao final desta semana” e que o mesmo é que “vai dizer se o calendário previsto, ou seja o final deste ano, vai ter de ser alargado”. Acredita contudo, que “será possível fazer os trabalhos arqueológicos em tempo útil e sem comprometer a data apontada para a concretização das obras nas Portas de Mértola”.
Também esta semana, mas nas traseiras do Tribunal, outras obras, as de renovação da rede de abastecimento de águas de Beja, que a EMAS está a fazer, colocaram a descoberto, igualmente, outros vestígios arqueológicos. Neste caso, duas estruturas em tijolo, que poderão ser caixas de descarga de esgotos, cuja época ainda não está determinada. "

In Rádio Voz da Planicie



Frederica Rodrigues - Para vender, comprar ou arrendar em Portugal