23 de dezembro de 2012

Receita de Peru de Natal ( Esta receita foi enviada pela Dona Rosa Torrado - Beja )





1 peru limpo com cerca de 3 kg
5 salsichas frescas
400 g de cebolinhas
300 g de cogumelos frescos
4 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de margarina
2 dl de vinho branco
2 laranjas
2 limões
Sal e pimenta q.b.
Fio de cozinha

Num recipiente grande, coloque água fria suficiente para cobrir o peru, tempere-a com sal grosso, junte as laranjas e os limões cortados em rodelas, misture bem, mergulhe o peru e deixe marinar de um dia para o outro.
No dia, ligue o forno a 180 graus. Escorra o peru, ate-lhe as patas com fio de cozinha, coloque-o num tabuleiro, barre-o com a margarina, junte o vinho e algumas rodelas de limão e laranja da marinada. Leve ao forno e deixe assar durante 1 hora e 45 minutos, regando de vez em quando com o molho do tabuleiro.
Descasque as cebolinhas. Lave os cogumelos e corte-os ao meio. Tempere ligeiramente as salsichas com sal e pimenta. Leve ao lume uma frigideira com 1 colheres (sopa) do azeite, junte os cogumelos e deixe-os cozinhar até que toda a água evapore e fiquem bem douradinhos. Tempere de sal e reserve. Junte, à frigideira, mais 2 colheres (sopa) do azeite e as cebolinhas e deixe-as cozinhar até ficarem bem douradinhas. Retire-as e junte-as aos cogumelos. Finalmente, adicione o resto do azeite e as salsichas à frigideira e deixe-as cozinhar até ficarem bem douradinhas. Retire-as, corte-as em pedaços e junte-os aos cogumelos e às cebolinhas.
Retire o peru do forno e coloque-o num prato. Adicione um pouco do molho de assar o peru à mistura dos cogumelos, leve ao lume, deixe ferver e depois sirva a acompanhar o peru.


Frederica Rodrigues - Para vender, comprar ou arrendar em Portugal