16 de maio de 2012

Ameixas D’Elvas - Receita da Tia Mercedes Vaz Pontes





2,5 Kg de ameixas rainha-Cláudia
2,5 Kg de açucar
15 dl de água


Num tacho grande leva-se ao lume 2 litros água e quando começar a ferver, deitam-se dentro as ameixas e deixam-se cozer, depois retiram-se da água quente e introduzem-se em água fria, deixando-as assim por 12 horas, renovando-se a égua por quatro vezes, ou seja, de 3 em 3 horas.
Dissolve-se o açúcar nos15 dl de água e leva-se ao lume até formar ponto de pasta, em seguida mergunlham-se na calda as ameixas e retiram-se quando a calda levantar de novo fervura e leva-se a calda de açucar ao lume até ganhar agora Ponto de espadana e depois, deita-se esta calda sobre as ameixas.
No dia seguinte, escorre-se a calda de novo para o tacho e leva-se ao lume para ganhar ponto assoprado e com este novo ponto regam-se mais uma vez as ameixas.
Ao fim de tres dias repete-se a operação e leva-se a calda ao lume para ganhar ponto de fio. Mantên-se as ameixas na nova calda durante oito dias, findos os quais se escorrem, se lavam, e se deixam secar ou se deixam ficar na calda guardadas em frascos esterilizados e tapados.





Frederica Rodrigues - Para vender, comprar ou arrendar em Portugal