11 de maio de 2012

Bernardo Sassetti Faleceu ao Precipitar-se de Uma Falésia no Guincho


Bernardo Sassetti
24 de Junho de 1970 / 10 de Maio de 2012


Bernardo Sassetti, aos nove anos iniciou os seus estudos de piano clássico, frequentado também a Academia dos Amadores de Música, dedicou-se ao jazz.
Iniciou a sua carreira profissional (1987), em concertos e clubes locais, com o quarteto de Carlos Martins e o Moreiras Jazztet.
Bernardo Sassetti, participou em inúmeros festivais com músicos tais como: John Stubblefield, Al Grey, Frank Lacy e Andy Sheppard.
Nos primeiros quinze anos de carreira, apresenta-se por todo o mundo ao lado de Charles McPherson, Art Farmer, Kenny Wheeler, Freddie Hubbard, Paquito D´Rivera, Benny Golson, Curtis Fuller, Eddie Henderson, Steve Nelson, integrado na United Nations Orchestra e no quinteto de Guy Barker, com o qual gravou o CD "Into the Blue" (Verve), nomeado para os Mercury Awards 95- Ten álbuns of the year.
Acompanhado pela Orquestra Filarmónica de Londres, em Novembro de 1997, também com Guy Barker, gravou "What Love is", tendo como convidado especial o cantor Sting.
Como compositor destacam-se as suites "Ecos de África", "Sons do Brasil", "Mundos", "Fragments (Of Cinematic Illusion)", "Entropé" (para piano e orquestra) e "4 Movimentos Soltos" (para piano, vibrafone, marimba e orquestra).
"Indigo" e "Livre" são outras das suas mais recentes gravações de piano solo para a mesma editora.
"Nocturno", lançado pela editora Clean Feed em 2002, foi distinguido com o 1.º Prémio Carlos Paredes.
Faleceu no dia 10 de Maio de 2012, após ter caído de uma falésia no Guincho onde tirava fotografias.


Frederica Rodrigues - Para vender, comprar ou arrendar em Portugal