10 de setembro de 2012

O primeiro curso da Escola Nacional de Caça, Pesca e Biodiversidade, em Moura




 "O primeiro curso da Escola Nacional de Caça, Pesca e Biodiversidade, em Moura, deverá começar em breve para sensibilizar guardas e gestores de caça para boas práticas na área cinegética, divulgaram hoje os promotores.
O curso, com "caráter exploratório", deverá começar "durante este mês ou no início de fevereiro", disse Antónia Baião, coordenadora da Comoiprel - Cooperativa Mourense de Interesse Público de Responsabilidade Limitada, promotora da escola.
Segundo a responsável, há muitos interessados em frequentar o curso, que se destina a guardas e gestores de caça do concelho de Moura e será subordinado ao tema "Sensibilização e Boas Práticas" na área da caça.
Além do curso, a Comoiprel, no âmbito do processo de dinamização da escola, vai promover este ano várias ações, como um salão de caça e pesca durante a feira Olivomoura 2012, que irá decorrer em maio, e o segundo Encontro Cinegético do Concelho de Moura.
A Comoiprel irá participar na 1.ª Feira de Caça e Pesca da Tomina, promovida pela Comissão de Festas da Tomina e que irá decorrer entre os dias 10 e 12 de fevereiro em Santo Aleixo da Restauração, no concelho de Moura.
Visitas às associações de caça e pesca do concelho de Moura, consolidação de parcerias com organizações locais, regionais e nacionais para dinamizar a escola e procura de mecanismos de financiamento junto de programas comunitários são outras das ações previstas.
Segundo Antónia Baião, a Escola Nacional de Caça, Pesca e Biodiversidade foi criada em 2009 para promover formações e atividades nas áreas da caça e da pesca com o objetivo de estimular práticas corretas que salvaguardem as espécies, o meio ambiente e as comunidades locais.
Atualmente, a escola funciona na sede da Comoiprel, em Moura, mas "até ao verão" deste ano "poderá vir a ser instalada num espaço autónomo" naquela cidade alentejana, disse.
A escola é um projeto da Comoiprel, que conta com a parceria da Câmara de Moura, da Federação Alentejana de Caçadores e da Universidade Aberta.
Desde a sua criação, a escola já promoveu várias iniciativas, como o primeiro Encontro Cinegético no Concelho de Moura, em abril de 2010, e o 1º Fórum Escola Nacional de Caça, Pesca e Biodiversidade, em setembro de 2011."

In Porto canal




Frederica Rodrigues - Para vender, comprar ou arrendar em Portugal